A SEXTA TEMPORADA DE GAME OF THRONES - O INVERNO CHEGOU!
- Robson Pê
- 27 de jun. de 2016
- 3 min de leitura

O fim se aproxima.
Esta temporada de GoT ficou marcada por ultrapassar a história contada até o momento nos livros. Muitos leitores esperavam que The Winds of The Winter chegasse ainda durante a exibição da sexta temporada, o que não aconteceu.
Em virtude dos constantes atrasos de R.R. Martin e da pressão dos editores (e dos leitores), o assassino de personagens que gostamos deixou a produção da temporada do canal HBO para focar na escrita. Alguns ficaram receosos com a saída do autor da produção, mas isso de fato não atrapalhou o resultado final. Posso dizer que esta foi a temporada mais equilibrada até o momento, o que de todo não é nem tão bom, nem tão ruim.
Com episódios bons em grande parte, alguns mais parados como No One, mas todos trazendo aquelas reviravoltas clássicas da série, tudo caminhava para uma temporada regular, até que....
A BATALHA DOS BASTARDOS!

O episódio ficou marcado como o melhor episódio da série até o momento e inclusive, ultrapassou no IMDB a marca que até então pertencia ao episódio Ozymandias, de Breaking Bad, chegando a 10 de 10 a nota de avaliação dos críticos e público em geral.
De fato, o episódio que deve ter sido um dos mais caros até o momento (apesar da HBO não revelar os valores até agora, sabemos que cada episódio “normal” de GoT custa cerca de US$ 10 milhões) e possui em boa parte uma veracidade impressionante, até porque é baseado na derradeira batalha da Guerra das Duas Rosas, a batalha de Bosworth Field, quando Ricardo III lutando pela família York, enfrentou Henrique Tudor pela família Lancaster, disputando a coroa da Inglaterra.

Além da impressionante batalha do episódio (que não foi a única), ele trouxe um gostinho de satisfação para os fãs de muitas formas. É fato que Game of Thrones consegue como poucas séries, deixar os fãs ligados aos personagens (amando ou odiando).
Por fim, o último episódio The Winds of The Winter (Os Ventos do Inverno), além de obviamente trazer um vislumbre do que virá no próximo livro da saga literária, conseguiu manter o nível da batalha dos bastardos, fato este impressionante.
O que pode definir GoT como uma das melhores séries já produzidas, é o fato de quando sento para classificar esta temporada, não consigo com toda certeza, cravar qual a melhor temporada dentre todas.

A sexta temporada talvez não seja a melhor, mas possui momentos que marcaram demais a série e despontam a mesma como uma das melhores. Para variar, batalhas incríveis, plot twists, mortes de personagens que amamos (e amamos odiar) e finalmente, o caminho claro para o fim da série que deve ter apenas mais duas temporadas.
Fica marcada como a temporada do melhor episódio até o momento, com mortes dolorosas e prazerosas (para varias pessoas) e um show de interpretação de alguns atores. Destaques para Iwan Rheon (Ramsay Bolton) que substituiu magistralmente o posto de personagem mais odiado, Jonathan Pryce (Alto Pardal), por saber interpretar um fanático perigoso (como tantos que existem por aí) e para o mito, a lenda, Bella Ramsey (Lyanna Mormont). Por favor, deem o trono para esta menina!

Para destacar resumidamente os pontos fracos da temporada (afinal, nem tudo são flores), pontuo que o ritmo lento de alguns episódios (que não foram ruins, apenas lentos) e algumas mudanças súbitas de personalidade que vinham sendo bem trabalhadas (especialmente Jaime Lannister e Sor Davos), deixaram a desejar. Ficou claro que algumas mudanças de comportamento foram apenas para fazer a história andar na direção desejada e não combinavam com tudo que os personagens haviam apresentado até o momento.
Pela lógica, uma nota máxima seria para uma temporada impecável. Mas, com base na estruturação desta temporada, e especialmente por alguns episódios que ficarão na história da tv, não tenho outra nota se não...
5 DE 5 INVERNOS QUE FINALMENTE CHEGARAM!
E saúdem o Rei do Norte!




Comentários